Trabalhadora é demitida por descumprir isolamento prescrito por médico

Funcionária de supermercado estava com suspeita de Covid-19

Publicado em 30/07/2021 - 12:34 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 30/07/2021 - 12:34

Uma funcionária de um supermercado de Brusque, em Santa Catarina, foi demitida por justa causa por descumprir o isolamento prescrito por um médico, já que estava com suspeita de Covid-19. A trabalhadora apresentou um atestado médico orientando que ela não fosse trabalhar justamente por estar com sintomas de coronavírus. Ela se afastou das atividades laborais, mas decidiu viajar com o namorado, para Gramado, na serra gaúcha.

A empresa onde ela trabalhava entendeu que a atitude não foi correta, já que houve quebra de confiança na relação trabalhista. A empregada recorreu e teve sentença desfavorável, confirmando a justa causa em duas instâncias. 

O advogado trabalhista, Carlos Eduardo Ambiel, explica que a decisão não foi motivada por um atestado falso. Mas, pelo fato dela não ter cumprido o isolamento que motivou o afastamento do trabalho, expondo outras pessoas a um possível contágio pelo vírus. 

Carlos Eduardo explica, ainda, que é importante ter cuidado hoje em dia com as redes sociais. Pessoas que se afastam do trabalho por motivos de saúde e se expõem na Internet realizando outras atividades, podem estar sujeitas a sanções.

Ainda de acordo com o advogado, essa decisão abre precedente jurídico para outras sentenças favoráveis a demissões por justa causa, em situações semelhantes.

 

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo