UFRJ desenvolve nova vacina contra covid

Desenvolvimento da UFRJ-Vac foi anunciado no Festival do Conhecimento

Publicado em 14/07/2021 - 19:03 Por *Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais uma vacina contra a covid-19 em desenvolvimento no Brasil deve começar a ser testada em humanos ainda este ano.

É a UFRJ-Vac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisadora Leda Castilho, coordenadora das pesquisas do imunizante, os estudos estão atualmente em fase pré-clínica, quando a testagem ainda está restrita a animais. 

A tecnologia usada no desenvolvimento do imunizante da UFRJ é a da proteína recombinante, que consiste na cópia da proteína que recobre a superfície do vírus. 

Essa técnica é a mesma presente em outras vacinas seguras e eficazes usadas há muitos anos na população, como as da hepatite B e a do HPV. No caso do coronavírus, é utilizada a proteína Spike. 

Segundo Leda Castilho, essa tecnologia é facilmente aplicável a outras variantes do coronavírus e o novo imunizante em desenvolvimento vai atender às variantes de maior preocupação. 

O anúncio dos avanços no desenvolvimento da UFRJ-Vac aconteceu essa semana durante o Festival do Conhecimento. A segunda edição do evento promovido pela Universidade fluminense vai até sexta-feira e debate com mais de 50 nomes de destaque os futuros possíveis para o país em várias áreas do conhecimento.

*Com produção de Cesar Faccioli

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sheily Noleto

Últimas notícias
Economia

Novas regras permitem cadastro automático na tarifa social de energia

Para que o cadastro seja feito de forma automática, o CPF do titular da conta de luz tem que ser o mesmo informado nas bases de dados do CadÚnico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Aplicativo ajuda animais de estimação a encontrar novos donos

Para conectar bichinhos que precisam de adoção e possíveis donos, o aplicativo cruza dados como espaço disponível e perfil das pessoas e dos animais.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil cria mais de 253 mil postos de trabalho em outubro

As cinco regiões do país registraram saldo positivo na criação de empregos, a maior parte dos novos postos está na região Sudeste, seguida da Sul. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram a maioria das vagas criadas. O salário médio de admissão no país foi de R$ 1.795,40.

Baixar arquivo
Economia

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre

De acordo com o IBGE, entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, estão o comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, indústria geral e construção.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo