A biomédica baiana Jaqueline Góes de Jesus foi uma das cientistas escolhidas pela Barbie para ser homenageada com uma versão personalizada da boneca por seu trabalho na pesquisa sobre o novo coronavírus.
Ela se tornou conhecida por liderar a equipe responsável pelo sequenciamento genético dos primeiros casos de covid-19 no Brasil em apenas 48 horas.
Mulher, negra e nordestina, Jaqueline Góes de Jesus conta que escolheu trabalhar na área de saúde ainda na infância por influência da mãe, que é enfermeira. Para a cientista, de 31 anos, ser um exemplo para as novas gerações é uma prova de que as barreiras podem ser superadas e os talentos desenvolvidos.
Outras cinco cientistas que fizeram a diferença na luta contra a covid-19 também foram homenageadas com a boneca, como a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina Oxford AstraZeneca.
Os brinquedos não serão vendidos. Eles fazem parte do projeto Mulheres Inspiradoras, uma continuação da campanha #ThankYouHeroes, ou “Obrigada Herois”, que no ano passado comercializou bonecos nos Estados Unidos em homenagem aos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia, e doou a receita líquida das vendas para aprimorar os serviços de saúde naquele país.
*com produção de Michele Moreira