Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

Objetivo é reduzir o consumo e estimular hábitos mais saudáveis

Publicado em 05/08/2021 - 08:05 Por Sarah Quines* - Repórter da TV Brasil - Brasília

Refrigerantes, sucos industrializados, energéticos e outras bebidas processadas contêm grandes quantidades de açúcar e estão associadas a doenças como obesidade diabetes. Uma campanha está propondo a cobrança de mais impostos sobre essas bebidas açucaradas, como forma de reduzir o consumo e estimular hábitos mais saudáveis na população.

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Segundo a endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo - Andressa Heimbecher, o consumo alto de açúcar leva à síndrome metabólica.

Segundo o levantamento realizado pela ONG ACT Promoção da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta R$ 3 bilhões por ano no tratamento de doenças causadas pela ingestão de bebidas açucaradas.

Para reduzir o consumo, a campanha Tributo Saudável propõe alíquotas mais altas de imposto sobre essas bebidas, a exemplo do que é feito com o cigarro. Na página do projeto, na internet, é possível simular os efeitos da tributação.

Uma alíquota de 25% poderia reduzir em quase 25% o consumo de bebidas adoçadas e aumentaria em 27% a ingestão de água, leite, café, chá e suco natural. Coordenadora dos projetos na ONG ACT Promoção da Saúde, Marília Albiero comenta ainda que tributos de 25% gerariam arrecadação de R$ 5,5 bilhões.

Por ano, o brasileiro adulto toma em média 61 litros de bebidas adoçadas, o que equivale a quase sete quilos de açúcar. Já entre crianças e jovens, que bebem mais, o consumo chega perto de dez quilos. Países como Reino Unido, Índia e México já adotaram tributos sobre bebidas adoçadas.

* Para a Rádio Nacional.

Edição: Rimack Souto/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo