Certificado Nacional de Vacinação já pode ser emitido pela internet

Documento está disponibilizado no site ou aplicativo do ConecteSUS

Publicado em 29/08/2021 - 15:22 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As pessoas que completaram a imunização contra o coronavírus já podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo site ou aplicativo ConecteSUS.

Ainda não existe uma regulação internacional sobre certificados de vacinação contra covid-19, mas alguns países aceitam o documento brasileiro para comprovar a imunização, como a Espanha, por exemplo.

Disponível em português, inglês e espanhol, o documento traz informações sobre a pessoa vacinada, doses aplicadas e códigos de autenticação, e pode ser impresso ou salvo em formato digital.

Após a pessoa tomar a segunda dose ou a dose única, o estado ou o município onde as aplicações foram feitas informam à Rede Nacional de Dados em Saúde. As informações são atualizadas na Carteira de Vacinação Digital, em que é liberado um campo para emissão do comprovante.

O ConecteSUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Na internet, o endereço do site é conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.

O Certificado Nacional de Vacinação é um dos serviços digitalizados pelo governo federal. Segundo o Ministério da Economia, mais de 3 mil já foram transformados em digitais, sendo 800 durante a pandemia de covid-19.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Série B: Vasco enfrenta o Guarani, em Manaus, às 21h30 nesta quinta

Com mais de trinta mil vascaínos na torcida a Arena da Amazônia, em Manaus, vai ter um pouco do clima de São Januário nesta quinta-feira (19) às 21h30 para Guarani e Vasco.

Baixar arquivo
Saúde

Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo
Esportes

São Paulo enfrenta Jorge Wilstermann por vaga na Sul-Americana

Tricolor se garante no mata-mata da competição em caso de vitória simples no Morumbi

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

Baixar arquivo
Política

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União. Cerca de R$ 23 milhões teriam sido desviados.

Baixar arquivo