logo Radioagência Nacional
Saúde

Paquetá no RJ recebe 2ª dose contra covid em mutirão neste domingo

Baixar
Ligia Souto - Repórter da Rádio nacional
15/08/2021 - 15:24
Rio de Janeiro

O projeto de vacinação em massa contra a covid-19 na Ilha de Paquetá, que pertence ao município do Rio de Janeiro, aplica, neste domingo (15), a segunda dose do imunizante. Os adultos moradores do bairro carioca recebem ao longo do dia a Astrazeneca, enquanto os adolescentes serão imunizados com vacina da Pfizer, única autorizada pela Anvisa para essa faixa etária. 

O projeto, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, vai acompanhar os efeitos da vacinação em massa, entre eles, a segurança do imunizante, a proteção também de pessoas não vacinadas e a eficácia a cada dose recebida.

A primeira etapa do projeto “PaqueTá Vacinada” aconteceu no dia 20 de junho, e atingiu 96% da população adulta, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Já os adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados em 25 de julho, com 95% de adesão. 

A Secretaria informou, ainda, que antes das etapas de vacinação, os moradores da Ilha passaram por exames de sangue ou teste rápido para detecção da covid-19. A etapa da pesquisa, revelou que, entre os mais de 2 mil e trezentos exames coletados, 21% das crianças e adolescentes já apresentavam anticorpos contra a covid-19. Além disso, 40% dos adultos não-vacinados e 90% dos imunizados antes do início do projeto, também confirmaram nos exames a presença de anticorpos.

A Ilha de Paquetá, localizada em meio à Baía de Guanabara, será o primeiro bairro carioca a ter a população totalmente imunizada com as duas doses.

x