Rio: campanha arrecada potes de vidro para doação de leite materno

Doações vão passar por processo de pasteurização

Publicado em 03/08/2021 - 11:35 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Maternidade Leila Diniz e o Via Parque Shopping, ambos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, iniciaram nesta terça-feira (3) uma campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico rosqueada. Os potes são os mais indicados para o armazenamento do leite materno e serão usados para acondicionar o leite humano doado por mães voluntárias para a unidade.

As doações passam por um processo de pasteurização e controle de qualidade para ser utilizadas pelos bebês internados nas unidades neonatais, mas se o leite não estiver corretamente armazenado, tem que ser descartado.

A Maternidade Leila Diniz faz parte do complexo do Hospital Municipal Lourenço Jorge e é referência para o apoio ao aleitamento materno.

Mas, no Rio, todas as unidades de saúde estão com ações de incentivo à amamentação nesta Semana Mundial de Aleitamento Materno. A celebração, que tem o apoio e a responsabilidade compartilhada como tema, faz parte do Agosto Dourado, campanha que dedica o mês inteiro à amamentação.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nas unidades da rede, o incentivo ao aleitamento começa já no pré-natal, com o Programa Cegonha Carioca, pioneiro no cuidado humanizado para mãe e bebê desde o início da gestação, e que estimula as mulheres grávidas a amamentar exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com introdução de alimentação complementar somente após os seis meses de vida.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Mais de 80 milhões estão imunizados contra a covid no Brasil

Mais da metade da população adulta do país está protegida com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a mais de 80 milhões e 500 mil pessoas, num universo de aproximadamente 158 milhões de adultos do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Umidade no centro-oeste pode ficar abaixo dos 12% até esta quarta (22)

Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A fundação entregou nesta segunda-feira (20) mais 937 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite duelo de brasileiros pela Libertadores

A Rádio Nacional transmite Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça, quem vai à final da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será, na Arena Allianz Park, em São Paulo às 21h30.

Baixar arquivo
Saúde

Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo