Estado de SP tem 36 variantes do coronavírus em circulação

Publicado em 01/09/2021 - 14:25 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O boletim da rede de alerta de variantes do Instituto Butantan informa que o estado de São Paulo detectou 36 variantes do coronavírus em circulação no estado na última semana. O sequenciamento genômico do Instituto iniciou em Janeiro deste ano e já fez análise de mais de 19 mil amostras positivas de Covid-19.

O boletim também destaca o aumento em 111% de casos da variante delta em relação à semana anterior.  A variante delta avançou em diversas regiões do estado. Em Santos, no litoral, por exemplo, já corresponde a 61,54% dos casos detectados e na região da grande São Paulo, já são 43,31% dos casos.

Além disso, o sequenciamento genético detectou pela primeira vez no estado o AY3, um novo ramo da variante delta.

A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Vessoni explicou que o objetivo de mapear o sequenciamento genético é fazer desenvolvimento de vacinas que possam agir contra as variantes. Para ela, é importante entender como o vírus se comporta diante de diferentes cenários no país.  

Cabe ressaltar que apesar do crescimento da variante delta no estado e recuo da variante gama, anteriormente conhecida como P1, o número de casos de Covid-19 como um todo está diminuindo em São Paulo. 

É preciso lembrar ainda que a melhor forma de evitar as variantes, a delta inclusive, é completando o ciclo de vacinação e manter as mesmas medidas de higiene e distanciamento social.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

PF procura integrantes de quadrilha especializada em golpes no Rio

Segundo as investigações, os participantes do esquema criminoso, integrantes de uma mesma família, agiam a partir da abertura de contas correntes na Caixa, com documentos falsos, o que permitia o recebimento de benefícios previdenciários por meio das fraudes.

Baixar arquivo
Política

Operação prende vereador de Duque de Caxias por agiotagem e extorsão

Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu o vereador de Duque de Caxias Carlinhos da Barreira, e dois PMs, todos acusados de agiotagem e extorsão.

Baixar arquivo
Geral

Acidente de ônibus no Ceará deixa quatro mortos

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são do Maranhão e haviam fretado o ônibus com destino a Fortaleza para participarem do concurso da Fundação Regional de Saúde, realizado na capital neste fim de semana.   

Baixar arquivo
Educação

Há sete anos, Igreja Católica canonizou papa João Paulo II

Sobrevivente do nazismo, João Paulo II levou para o papado sua experiência de vida, plantando na Igreja o debate sobre os direitos humanos e a liberdade religiosa.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim aponta queda nos números da pandemia no Rio de Janeiro

O documento aponta que todas as 33 regiões administrativas cariocas estacionaram no estágio de atenção de risco moderado, situação que se mantém pela quinta semana seguida.

Baixar arquivo
Esportes

Lauro Chaman e Ana Paula Polegatch vencem prova nacional de ciclismo

Lauro Chaman, maior nome do ciclismo brasileiro, conquistou a prova olímpica do contrarrelógio no Brasileiro de Ciclismo de estrada, que acontece em Londrina. No feminino a vitória foi de Ana Paula Polegatch, conquistando o tricampeonato nacional.

Baixar arquivo