Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

Publicado em 18/09/2021 - 16:14 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos. A fase experimental do programa começou em janeiro e 489 pessoas fizeram o pré-cadastro.

Atualmente, com mais de cinco milhões de brasileiros inscritos, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha. A maior parte dos doadores brasileiros está nas regiões Sudeste e Sul do país.

Uma das maiores dificuldades, no entanto, é que boa parte dos cadastrados está com seus dados, como o telefone de contato, por exemplo, desatualizados. Situação que se agravou durante a pandemia de covid-19, e que tem dificultado a localização de doadores quando o sistema aponta algum deles como compatível para doação.

Com o novo aplicativo, será possível atualizar os dados de forma mais ágil. A carteirinha de identificação também poderá ser baixada pelo novo aplicativo. E quem ainda não é doador, também pode baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro. Depois é só ir a um hemocentro para realizar a coleta de sangue.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo