Infertilidade pode afetar cerca de oito milhões de pessoas no Brasil

Publicado em 21/09/2021 - 12:11 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O sonho de ser mãe acompanhou a psicóloga Helena Ludwig desde muito pequena. Ela se casou aos 29 anos e começou a tentar engravidar com 33. Depois de seis meses de tentativas frustradas, Helena e o marido resolveram buscar ajuda. Após muitos exames e nenhum diagnóstico que justificasse essa demora, eles partiram para a  fertilização in vitro. Mas o tão sonhado bebê não chegou. Helena conta que aceitar essa situação foi muito difícil. Medo, frustração e culpa foram sentimentos que ela experimentou ao longo de anos. Mas, um acontecimento muito importante mudou a história dela.

"Tudo mudou quando meus sobrinhos nasceram. Ressignifiquei mesmo, completamente, a maternidade. E hoje eu sei que o amor que eu sinto por eles é a prova viva de que a gente não precisa gerar e parir para amar incondicionalmente uma criança".

E essa dificuldade para realizar o sonho da gravidez não é incomum. De acordo com dados de 2019, da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, a infertilidade conjugal afeta de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo. No Brasil, oito milhões de pessoas podem ser inférteis. 

As causas desta infertilidade são muitas e podem ser femininas, masculinas ou de ambos. Pouca qualidade do sêmen, obstruções nas trompas e baixa reserva ovariana são alguns dos exemplos. A maior parte dessas questões é tratável e, por isso, procurar ajuda é muito importante. A obstetra Ana Paula Aquino, especializada em reprodução humana, explica porque o suporte com os profissionais certos faz toda diferença.  

Mas esse apoio especializado não é feito somente por médicos que auxiliam o casal a engravidar. É preciso contar, também, com a ajuda de um psicólogo que dê suporte no processo de tentativas e até mesmo, nos casos em que não haja sucesso no tratamento, encontre, junto com o casal, o melhor momento de parar e aceitar a situação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após um ano de relação sexual desprotegida, condição que afeta mais a população de países de baixa e média renda. 

*atualizado às 10h44 do dia 22 de setembro de 2021 para substituição do áudio da matéria.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Acidente na Dutra deixa um morto e bloqueia pistas por três horas

Foram mais de três horas de congestionamento na madrugada desta terça-feira. O motorista do caminhão que transportava placas de granito, morreu no local.

Baixar arquivo
Geral

Há 45 anos, morria o pintor Di Cavalcanti

Di Cavalcanti foi um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro e um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Além de pintor, foi desenhista, ilustrador, muralista, caricaturista, escritor, jornalista e poeta.

Baixar arquivo
Saúde

Estações do BRT vão receber pontos de vacinação no Rio de Janeiro

A partir desta terça-feira, quatro estações do sistema BRT, ônibus articulados que circulam no município do Rio, vão receber postos itinerantes para aplicação da primeira e segunda doses da vacina contra a Covid.

Baixar arquivo
Educação

Educação: 91% da rede pública quer fazer faculdade, diz estudo da CNI

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria ouviu 2 mil alunos do Ensino Médio de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que falaram sobre as mudanças no novo Ensino Médio que vão passar a valer em 2022. 

Baixar arquivo
Educação

Como lidar com a ansiedade na hora do Enem

À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima, aumentam a ansiedade e o nervosismo de muitos candidatos. O que é natural, já que o desempenho nessas provas pode definir o futuro profissional de muita gente.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo