Escolas municipais do Rio vão distribuir absorventes para as alunas

Publicado em 13/10/2021 - 14:38 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As alunas das escolas municipais do Rio de Janeiro vão receber absorventes higiênicos para uso no período menstrual. O programa Livres para Estudar, lançado nesta quarta-feira, prevê que a distribuição vai beneficiar cerca de 100 mil alunas nas 1.543 unidades da rede e começa na próxima segunda-feira, dia 18. Na mesma data também terá início a nova fase do ensino presencial, em que 100% dos alunos poderão ir todos os dias para a escola.

O secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, ao apresentar o programa disse que a intenção é combater a pobreza menstrual e a evasão escolar de meninas, principalmente do Fundamental II, que abrange do sexto ao nono ano.

Ferreirinha explicou que o programa faz parte de uma política pública para diminuir o índice de evasão entre as alunas do Ensino Fundamental II, que tem, em média, entre 11 e 14 anos. Os números mostram que uma em cada quatro jovens já faltou às aulas por não ter absorventes. Ou seja, em torno de 43 mil alunas cariocas já deixaram de ir para a escola devido à pobreza menstrual.

O investimento é de R$ 14 milhões por ano para a compra de oito milhões de absorventes também por ano. A aluna que necessitar do absorvente deverá solicitar à direção da escola onde está matriculada.

O “Livres para Estudar” conta com a parceria do Tribunal de Justiça, da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil e dos grupos Girl Up e Elas na Escola.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta (27) na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

Baixar arquivo
Saúde

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro pretende cortar investimentos de empresas poluidoras

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, a capital fluminense reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

Baixar arquivo