Brasil chega a 600 mil mortes por covid

Vacinação avança e imunização total já atinge 45% da população

Publicado em 08/10/2021 - 18:24 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil atingiu a marca dos 600 mil mortos pela Covid-19 nesta sexta-feira (08). Desde o início da pandemia, em março de 2019, quase 22 milhões de pessoas contraíram o vírus. Mas apesar desse triste número, o cenário vem melhorando a cada dia e deixando as pessoas mais tranquilas.

O consultor André Lima disse que hoje se sente bem mais seguro do que 1 ano atrás. Ele já tomou a primeira dose da vacina e aguarda ansioso a data para completar a imunização. Mesmo com a pandemia dando sinais de melhora, André não se distrai e continua tomando todos os cuidados.

O infectologista Julival Ribeiro garante que tomar atitudes como as do André é o que garante a continuidade desse cenário positivo com relação ao coronavírus. A dobradinha vacina mais máscara ainda é a melhor combinação para se proteger e preservar também toda população. O médico diz que é preciso tomar cuidado para que essa sensação de segurança diante da queda de mortes e infecções não leve as pessoas a deixarem de se cuidar.

Para o Dr Julival, é preciso que as pessoas fiquem atentas aos grupos prioritários que precisam tomar a terceira dose e que completem o esquema vacinal de forma pontual para reduzir a quantidade de variantes e manter a tendência de queda na transmissão. 

A taxa de recuperação da Covid é de mais de 95%, o que representa cerca de 20 milhões e 500 mil pessoas curadas. A maioria dos estados vem registrando queda no número de mortes e infecções. O governo de São Paulo anunciou que 467 municípios do estado não registraram mortes por Covid-19 na última semana, o que representa sete em cada 10 cidades paulistas.

Com relação à vacinação, mais de 45% da população adulta do Brasil já está completamente imunizada e quase 70% das pessoas com mais de 18 anos já tomou a primeira dose.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo