logo Radioagência Nacional
Saúde

Brasil chega a 600 mil mortes por covid

Vacinação avança e imunização total já atinge 45% da população
Baixar
Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional
08/10/2021 - 18:24
Brasília
A técnica de enfermagem, Paula Roberta Moreira, mostra a ampola da vacina contra a covid-19, antes de aplicar a injeção, durante vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, na Clínica da
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil atingiu a marca dos 600 mil mortos pela Covid-19 nesta sexta-feira (08). Desde o início da pandemia, em março de 2019, quase 22 milhões de pessoas contraíram o vírus. Mas apesar desse triste número, o cenário vem melhorando a cada dia e deixando as pessoas mais tranquilas.

O consultor André Lima disse que hoje se sente bem mais seguro do que 1 ano atrás. Ele já tomou a primeira dose da vacina e aguarda ansioso a data para completar a imunização. Mesmo com a pandemia dando sinais de melhora, André não se distrai e continua tomando todos os cuidados.

O infectologista Julival Ribeiro garante que tomar atitudes como as do André é o que garante a continuidade desse cenário positivo com relação ao coronavírus. A dobradinha vacina mais máscara ainda é a melhor combinação para se proteger e preservar também toda população. O médico diz que é preciso tomar cuidado para que essa sensação de segurança diante da queda de mortes e infecções não leve as pessoas a deixarem de se cuidar.

Para o Dr Julival, é preciso que as pessoas fiquem atentas aos grupos prioritários que precisam tomar a terceira dose e que completem o esquema vacinal de forma pontual para reduzir a quantidade de variantes e manter a tendência de queda na transmissão. 

A taxa de recuperação da Covid é de mais de 95%, o que representa cerca de 20 milhões e 500 mil pessoas curadas. A maioria dos estados vem registrando queda no número de mortes e infecções. O governo de São Paulo anunciou que 467 municípios do estado não registraram mortes por Covid-19 na última semana, o que representa sete em cada 10 cidades paulistas.

Com relação à vacinação, mais de 45% da população adulta do Brasil já está completamente imunizada e quase 70% das pessoas com mais de 18 anos já tomou a primeira dose.

x