Covid: Duque de Caxias libera uso de máscara facial
A população do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está liberada de usar a máscara facial, equipamento considerado fundamental para o enfrentamento da covid. A decisão da prefeitura foi publicada em decreto, no momento em que a cidade se aproxima de metade da população-alvo com a cobertura vacinal completa.
Segundo o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia, em local aberto ou fechado, em todo o município". A liberação não vale para pessoas que estejam com a doença ou sob suspeita de contaminação pelo coronavírus.
De acordo com o prefeito Washington Reis, Duque de Caxias já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra a covid-19, sendo que 70% da população-alvo recebeu a primeira e, cerca de 47%, as duas doses.
Já na capital do estado, a flexibilização do uso de máscaras está prevista para o próximo dia 15, sendo que em locais abertos e sem aglomeração. A liberação praticamente completa do uso da proteção na cidade do Rio só deverá acontecer em 15 de novembro, quando 75% da população já estiver vacinada contra a covid.