Fiocruz aponta aumento do número de casos de crianças com SARS

Publicado em 14/10/2021 - 20:39 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz aponta que o país tem registrado alto número de casos de crianças com síndrome respiratória aguda grave. Os dados, divulgados nesta quinta-feira, se referem ao período compreendido entre 3 de setembro e 9 de outubro, e apontam que, no grupo etário de 0 a 9 anos, as notificações estão acima do verificado no pico de 2020. Segundo a Fiocruz, em 2021, os casos semanais chegam a ocupar um patamar ligeiramente superior ao de casos positivos para covid-19.

Na população adulta — ou seja, indivíduos com mais de vinte anos — a covid-19 ainda é predominante entre os registros de síndrome respiratória aguda grave . A infecção é responsável quase que pela totalidade dos casos com identificação de vírus respiratório por exame laboratorial.

Na faixa dos 10 a 19 anos, assim como para as crianças, foi observada diminuição da positividade, mas ainda com predomínio marcante do coronavírus entre os infectados, e presença relativamente pequena de casos positivos para rinovírus.

O cenário brasileiro é considerado estável, mesmo com o indicativo de crescimento leve nas últimas seis semanas dos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Aumentou o número de estados com sinal de crescimento na tendência de longo prazo, embora na maioria deles o cenário ainda seja compatível com a oscilação em torno de patamar estável.

A única exceção é o Espírito Santo, que mantém crescimento em idosos de 70 anos ou mais desde agosto. Esse cenário é bem parecido com o início da trajetória do Rio de Janeiro rumo ao forte aumento de casos em idosos entre junho e agosto de 2021.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo