Oiapoque tem aumento de mais de 200% na média móvel de casos de covid

Publicado em 21/10/2021 - 12:19 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento de mais de 200% na média móvel de casos de covid no município de Oiapoque, no Amapá, chamou a atenção das autoridades do estado. Desde o dia 5 de setembro, o número de pessoas infectadas na fronteira com a Guiana Francesa tem subido rapidamente. No período de 3 a 10 de outubro, quase 70% dos casos registrados no Amapá, aconteceram na cidade de Oiapoque.

Desde então, o governo do estado tem mantido agentes de saúde, vacinadores e equipe clínica na região para realizar ações de contenção do aumento dos casos da covid-19. No início de outubro, 973 pessoas foram testadas e 523 doses de vacinas contra o coronavírus foram aplicadas pelas equipes de saúde.

Para a secretaria de Saúde do estado, esse descontrole da doença na região é uma prova que o reflexo da não vacinação na Guiana Francesa, ou da baixa cobertura vacinal, tem influenciado a região de fronteira com Brasil.

Juan Mendes, secretário de Saúde do estado, garante que as ações no município tem ajudado a conter a expansão dos casos da doença, mas que os moradores ainda devem ficar atentos à circulação do vírus na região.

Desde o início da pandemia, o Amapá já registrou cerca de 123 mil casos de covid e quase duas mil mortes.

Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo