Transplante de rim de porco em humano abre possibilidades na medicina

Publicado em 28/10/2021 - 09:24 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A notícia rodou o mundo: pela primeira vez, um rim de porco geneticamente modificado foi acoplado a uma bomba e conectado ao sistema vascular de paciente sem que houvesse rejeição do órgão.

O transplante experimental fez parte de um procedimento que abre a possibilidade de usar órgãos de animais no ser humano, o chamado xenotransplante.

O feito inédito, ocorrido na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, divulgado na última semana, foi realizado em um paciente com morte cerebral, mantido em ventilador por 54 horas, com consentimento da família, enquanto os médicos estudavam a função do rim.

O cirurgião e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Silvano Raia, coordenador do grupo brasileiro que trabalha com xenotransplante, explica que o teste bem sucedido nos Estados Unidos estimula a continuidade de trabalhos nesta área.

Aqui no Brasil, a pesquisa em curso na USP já obteve um embrião de porco geneticamente modificado. Os cientistas agora aguardam recursos para a construção de uma estrutura de biossegurança para criação dos animais, como explica Silvano Raia.

Segundo Raia, a experiência com iniciativas experimentais de xenotransplante sugere que nos próximos dois anos países como Estados Unidos, China e Alemanha realizem transplantes clínicos deste tipo. No Brasil, segundo ele, dois anos após a construção desse criadouro biosseguro será possível realizar efetivamente xenotransplantes. 

*Com produção de Michelle Moreira

 

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Aneel anuncia bandeira Verde para dezembro

Somente os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão direito a bandeira verde. Os demais consumidores seguem na bandeira de Escassez Hídrica.

Baixar arquivo
Geral

Aeroviários cancelam greve programada para amanhã (29)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que funcionários decidiram, em votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Baixar arquivo
Saúde

Alagoas divulga protocolos de segurança para temporada de cruzeiros

Os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, devem ser monitorados durante todo o percurso, seguindo o protocolo sanitário disposto pela companhia do navio.

Baixar arquivo
Educação

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo