Agrotóxicos: 89% dos alimentos estão dentro do limite permitido

Publicado em 23/11/2021 - 12:12 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisa mostra que 89% de alimentos de origem vegetal comercializados no Brasil estão dentro dos limites de resíduos de agrotóxicos e de outras substâncias contaminantes. Segundo o levantamento, 49% dos produtos analisados não apresentaram nenhum tipo de resíduo e outros 40% tiveram valores abaixo do limite adotado no Brasil. Apenas 11% apresentaram inconformidades.

O estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento analisou 37 itens entre 2019 e 2020. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, diz que a pesquisa demonstrou a segurança dos alimentos consumidos aqui no país. Bertoldo orienta o consumidor a avaliar a procedência dos produtos para garantir a qualidade.

Entre os itens 100% adequados estão alho, cebola, amêndoa, avelã, café, castanhas e manga. Nas inconformidades, abaixo de 70%, a maioria por uso de produtos não-permitidos para a cultura, aparecem goiaba, morango, pimentão, feijão comum e feijão-de-corda.

No caso dos feijões, o Ministério da Agricultura informa que autuou as empresas que embalam os produtos e que vem trabalhando com entidades do setor para criar estratégias de monitoramento e rastreabilidade. Explica ainda que parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária indica que as irregularidades não apresentam risco para a saúde do consumidor.  

 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo