Anvisa libera dois medicamentos a base de maconha com até 0,2% de THC

Publicado em 04/11/2021 - 20:52 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta quinta-feira (04), dois novos produtos à base de cannabis (maconha).

São eles: o extrato de cannabis sativa Promediol e o extrato Zion Medpharma de 200mg/ml.

Outros cinco produtos já foram aprovados pela Anvisa. Mas, eles são compostos por canabidiol isolado. Já os dois novos autorizados são compostos por extratos vegetais, ou seja, extraídos diretamente da planta.

Esses produtos são fabricados em laboratórios certificados na Suíça e serão comercializados no Brasil, prontos para uso do paciente.

Eles poderão ser vendidos em farmácias e drogarias de todo país, com a venda feita somente com prescrição médica.

Segundo a Anvisa, os produtos estarão disponíveis em solução de gotas, contendo 50mg/ml de CDB, o canabidiol e não mais que 0,2% de THC que é o tetrahidrocannabidiol.

O primeiro produto medicinal à base de cannabis foi aprovado no início do ano passado e agora são sete produtos permitidos no Brasil.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo