Anvisa libera dois medicamentos a base de maconha com até 0,2% de THC

Publicado em 04/11/2021 - 20:52 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta quinta-feira (04), dois novos produtos à base de cannabis (maconha).

São eles: o extrato de cannabis sativa Promediol e o extrato Zion Medpharma de 200mg/ml.

Outros cinco produtos já foram aprovados pela Anvisa. Mas, eles são compostos por canabidiol isolado. Já os dois novos autorizados são compostos por extratos vegetais, ou seja, extraídos diretamente da planta.

Esses produtos são fabricados em laboratórios certificados na Suíça e serão comercializados no Brasil, prontos para uso do paciente.

Eles poderão ser vendidos em farmácias e drogarias de todo país, com a venda feita somente com prescrição médica.

Segundo a Anvisa, os produtos estarão disponíveis em solução de gotas, contendo 50mg/ml de CDB, o canabidiol e não mais que 0,2% de THC que é o tetrahidrocannabidiol.

O primeiro produto medicinal à base de cannabis foi aprovado no início do ano passado e agora são sete produtos permitidos no Brasil.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo