ANS lança campanha contra cesarianas desnecessárias

Publicado em 21/12/2021 - 08:10 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma nova campanha de prevenção ao agendamento de cesarianas desnecessárias. A ação faz parte das estratégias do Movimento Parto Adequado, criado em 2015.

Segundo a ANS, em 2020, na saúde suplementar, dos 484 mil partos realizados, 400 mil foram por cirurgias cesáreas, ou seja, cerca de 80%. A taxa ideal de cesarianas recomendada pela OMS deve ficar entre 10% e 15% de todos os partos realizados. 

Rosana Neves, gerente substituta de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, explica que todos os anos a agência observa um crescimento sazonal de cesarianas durante festas e férias, principalmente entre dezembro e fevereiro. 

Segundo o Painel de Indicadores de Atenção Materna e Neonatal da ANS, em 2019, nos hospitais privados, o maior percentual de cesarianas ocorreu entre 37 e 38 semanas de gestação, período no qual os órgãos vitais de bebês, como coração e pulmão, estão completando o seu desenvolvimento. 

Já os partos vaginais foram realizados mais vezes entre 40 e 41 semanas de gestação, quando os pulmões estão maduros e o trabalho de parto pode começar espontaneamente.

A empregada doméstica Francisca Holanda, moradora de Brasília, conta que sofria de pressão alta antes de engravidar, condição que perdurou durante a gravidez de forma controlada até o sexto mês. Depois desse período, a pressão arterial de Francisca começou a subir sem apresentar sintomas, o que a levou a uma internação e uma cesariana com 38 semanas de gestação. 

Segundo a ANS, nos seis anos de existência do Movimento Parto Adequado, já foram evitadas mais de 20 mil cesáreas desnecessárias e houve uma redução de 16% nas internações em UTI neonatal. Atualmente, o projeto conta com 28 operadoras de planos de saúde associadas a um hospital ou maternidade, em 12 estados. 

*com produção de Lucineia Siqueira 

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo