Covid: estudo mostra eficácia das vacinas usadas no Brasil

Publicado em 10/12/2021 - 18:51 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todas as vacinas contra o coronavírus usadas no Brasil, Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Jansen, conferem grande redução do risco de infecção, internações e óbito por Covid. A informação está no boletim produzido pelo projeto Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz.

Considerando os casos graves de internação ou óbito, em pessoas com idade entre 20 e 80 anos, a proteção variou entre 83% e 99 % para todos os imunizantes. Na população abaixo de 60 anos, todas as vacinas apresentam proteção acima de 85% contra o risco de hospitalização, e acima de 89 % para risco de óbito.

As análises do projeto Vigivac, coordenado pelo pesquisador Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, foram realizadas entre janeiro e outubro deste ano, com informações individuais anônimas dos bancos de dados da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, Notificações de Síndromes Gripais e Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A pesquisa, com informações detalhadas sobre cada imunizante, pode ser acessada na página da Fundação Oswaldo Cruz 

E nesta sexta-feira, a Fundação informou que entregou mais uma remessa de vacinas Covid-19. Foram liberados 2,8 milhões de doses, enviadas ao almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde, para serem distribuídas aos estados.  Com a entrega desta sexta, a Fiocruz alcançou a marca de 148,4 milhões de doses de imunizantes contra a Covid, disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações, do governo federal.

Edição: Rimack Souto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo
Cultura

SP: artistas protestam contra fechamento de oficinas culturais

O protesto acontece nas três oficinas culturais que estão em risco de fecharem as portas na capital paulista. A Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, a Alfredo Volpi, em Itaquera, na zona leste da cidade e a Juan Serrano, no bairro da Brasilândia, na região norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Educação

Começa na segunda-feira prazo para pedir isenção no Enem

Começa, nesta segunda-feira (15), o prazo para pedido de isenção da inscrição do Enem 2024.

A solicitação para fazer a prova de graça vai até 26 de abril.

Baixar arquivo