Dezembro laranja alerta para a prevenção ao câncer de pele

Publicado em 03/12/2021 - 09:37 Por Igor Cardim - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

O verão está chegando. A estação começa no dia 21 de dezembro. É uma época de muito sol, principalmente nas praias brasileiras. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a campanha Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção do câncer de pele.

O tema desse ano é  Adicione mais fator de proteção ao seu verão . A mensagem é um incentivo para que a população adote hábitos de proteção solar em sua rotina.

O médico Guilherme Gadens, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica a ideia da campanha.

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge as pessoas em todo o mundo. Ele pode ser detectado por meio de um autoexame. Basta prestar atenção em pintas que cresceram, manchas que aumentaram, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam.

Quando a descoberta é feita no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Foi o que aconteceu com a servidora pública Alba Santos, que observou o crescimento de uma pinta no nariz e procurou um especialista. 

Para prevenir o câncer de pele, a campanha Dezembro Laranja incentiva o uso de filtro solar com fator de proteção solar de, no mínimo, 30, além de barreiras solares como bonés, chapéus e guarda sol.

* Com supervisão de Bianca Felipe Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo