Fiocruz inicia última fase para vacina contra covid 100% nacional

Fundação começou o descongelamento do primeiro lote do IFA nacional

Publicado em 14/01/2022 - 13:16 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz iniciou nesta sexta-feira (14) a última fase do processo para produção de vacina contra a covid 100% nacional. Começou o descongelamento do primeiro lote do IFA nacional, em Bio-Manguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz.

Desde o ano passado, a Fundação produz o imunizante em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, mas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo importado da China. O insumo é o mais importante da vacina, pois contém as informações necessárias para que o corpo produza defesas contra o coronavírus.

Depois de descongelado, o IFA vai passar pela formulação, quando é misturado a outros ingredientes, e será envasado nos frascos. A vacina, então, é revisada, rotulada e embalada para ser entregue ao Ministério da Saúde. Segundo Bio-Manguinhos, o instituto já tem material suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras vacinas contra a covid-19 100% nacionais começarão a ser aplicadas nos brasileiros em fevereiro. O Ministério avaliou este como o primeiro passo que o Brasil dá na autossuficiência do imunizante para combate à doença. A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, destaca a importância dessa transferência de tecnologia.

A produção do IFA em solo brasileiro só foi possível porque, em junho de 2021, AstraZeneca e Fiocruz assinaram um contrato para a transferência da tecnologia. Para aprovar o insumo nacional, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - fez diversos estudos, analisando se a vacina teria o mesmo desempenho que a fabricada no exterior.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo