Fiocruz prevê entrega de vacinas com IFA nacional para fevereiro

Publicado em 10/01/2022 - 12:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar já em fevereiro, para o Ministério da Saúde, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 totalmente fabricadas com o Insumo Farmacêutico Ativo, IFA nacional, produzido por Bio-Manguinhos, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.

Segundo a Fiocruz, as vacinas estão em diferentes fases de produção e começam a ser envasadas ainda neste mês.

Na última sexta-feira, a Fiocruz recebeu da Anvisa a autorização para o uso do IFA nacional, que vem sendo produzido pela instituição desde julho do ano passado, quando assinou contrato de transferência de tecnologia com a parceira AstraZeneca.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, lembrou que esta pandemia tem demonstrado o quanto é importante fortalecer a capacidade da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.

Já o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, destacou que ao conseguir a  aprovação  do registro da vacina contra a covid-19, 100% nacional, o laboratório oficial do Ministério da Saúde, garante a eficácia e a segurança necessárias às vacinas.

De acordo com a Fiocruz, Bio-Manguinhos dispõe, no momento, de insumo suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo