Instituições anunciam volta do trabalho remoto em setores do RJ

Publicado em 11/01/2022 - 18:59 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O avanço da variante Ômicron do novo coronavírus e os casos em alta de Influenza causaram a suspensão das atividades presenciais na UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e na Uerj, Universidade do Estado. As instituições anunciaram que até o próximo dia 31 vão funcionar remotamente, exceto no caso das atividades essenciais para o funcionamento  dos campi universitários.

O início do período acadêmico está previsto para 2 de fevereiro, com aulas em modelo híbrido, ou seja, presenciais e remotas.

Também o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anunciou mudanças, devido aos aumento de infecções por Covid e pelo vírus da gripe H3N2. Em nota, o TJ  informou que o atendimento ao público externo e as atividades internas estarão limitados a 50% do quadro de pessoal de cada setor.  O  acesso às dependências do Poder Judiciário está permitido apenas com uso máscara facial e apresentação de comprovante de vacinação ou teste PCR negativo, com prazo de vinte e quatro horas.  

Já a Empresa dos Correios informou que os protocolos preventivos adotados para enfrentamento da pandemia foram reforçados,  mas que as rotinas de entrega e de atendimento continuam regulares. A estatal acompanha a situação de saúde do seu quadro de pessoal desde março de 2020, e vem adotando sucessivas medida,s como afastamento de empregados que integram grupo de risco e o distanciamento nos postos de trabalho.

Outra entidade que emitiu nota sobre o quadro atual de Covid foi a Febraban, Federação Brasileira dos Bancos. No texto, ressaltou que a  atividade bancária faz parte do grupo de serviços considerados essenciais e que tem assegurado condições de trabalho com proteção e atendimento dos funcionários,  seguindo orientações das autoridades sanitárias e  recomendações do Banco Central. Mesmo assim, várias agências na capital fluminense tê funcionado com horário restrito ou mesmo fechado as portas, devido à falta de funcionários, muitos afastados por Covid ou Influenza.

Questionada sobre a adoção de novas medidas, a Secretaria  Municipal de Saúde do Rio informou que qualquer alteração no mapa de risco da cidade passa pela análise dos dados epidemiológicos.

O mesmo questionamento foi feito à Secretaria Estadual de Saúde, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo