O número de pessoas mortas por covid no estado do Rio de Janeiro em dezembro foi três vezes maior entre não-vacinados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
Neste período, o número de internações por covid-19 de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina foi 21% maior do que o número de pessoas que receberam pelo menos uma dose dos imunizantes. Foram 179 internações em dezembro, sendo 98 não imunizadas e 81 pessoas vacinadas. Se considerada a taxa de incidência de internação, esse índice é quase oito vezes maior entre os não vacinados: 4,3 por 100 mil habitantes contra 0,56 por 100 mil entre os vacinados.
Quanto aos óbitos, a taxa de mortalidade entre os não vacinados foi de 0,52 por 100 mil habitantes, enquanto entre os vacinados, 0,14 por 100 mil. Ou seja, o risco de morrer por covid-19 foi três vezes maior entre os não vacinados.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde reafirma que a vacinação é fundamental para evitar os casos graves e internações e reduzir o risco de morte por covid-19.