Anvisa usa inteligência artificial para retirar produtos da internet

Publicado em 24/02/2022 - 18:49 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio de sua nova ferramenta de inteligência artificial, já identificou mais de 17 mil ameaças em potencial de produtos nocivos à saúde, vendidos de forma irregular na internet.

A identificação é parte de um projeto piloto de fiscalização em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Nas fases de teste, em cerca de dois meses foram monitorados pelo menos 1 milhão de anúncios considerados suspeitos oferecendo produtos possivelmente proibidos. A gerente de Fiscalização e Inspeção Sanitária da Anvisa, Ana Carolina Marino, detalha o desempenho da ferramenta:

"Em 40 dias e com o uso ainda bem limitado de termos, a ferramenta conseguiu captar 1 milhão de sinais. Passado por essa primeira triagem, esse um milhão de sinais se transformou em 17 mil ameaças potenciais e, após refinamento na segunda triagem, identificou-se 10 mil potenciais irregularidades, cujo seus responsáveis já foram noticicados pedindo a retirada desse anúncio".

A ferramenta é programada com palavras chaves de produtos já verificados como irregulares, para que ela possa identificar um padrão e assim fazer um monitoramento mais amplo na internet.

Apontada a irregularidade, o site é notificado e é solicitada a retirada do anúncio do ar. Dependendo do caso, cabe processo administrativo sanitário e aplicação de multas.

De acordo com a Anvisa, os produtos proibidos são itens irregulares com fabricação, importação, armazenamento, distribuição, comercialização, propaganda, publicidade, promoção e/ou uso proibidos aqui no Brasil.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo