Anvisa usa inteligência artificial para retirar produtos da internet

Publicado em 24/02/2022 - 18:49 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio de sua nova ferramenta de inteligência artificial, já identificou mais de 17 mil ameaças em potencial de produtos nocivos à saúde, vendidos de forma irregular na internet.

A identificação é parte de um projeto piloto de fiscalização em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Nas fases de teste, em cerca de dois meses foram monitorados pelo menos 1 milhão de anúncios considerados suspeitos oferecendo produtos possivelmente proibidos. A gerente de Fiscalização e Inspeção Sanitária da Anvisa, Ana Carolina Marino, detalha o desempenho da ferramenta:

"Em 40 dias e com o uso ainda bem limitado de termos, a ferramenta conseguiu captar 1 milhão de sinais. Passado por essa primeira triagem, esse um milhão de sinais se transformou em 17 mil ameaças potenciais e, após refinamento na segunda triagem, identificou-se 10 mil potenciais irregularidades, cujo seus responsáveis já foram noticicados pedindo a retirada desse anúncio".

A ferramenta é programada com palavras chaves de produtos já verificados como irregulares, para que ela possa identificar um padrão e assim fazer um monitoramento mais amplo na internet.

Apontada a irregularidade, o site é notificado e é solicitada a retirada do anúncio do ar. Dependendo do caso, cabe processo administrativo sanitário e aplicação de multas.

De acordo com a Anvisa, os produtos proibidos são itens irregulares com fabricação, importação, armazenamento, distribuição, comercialização, propaganda, publicidade, promoção e/ou uso proibidos aqui no Brasil.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo