A Fundação Pró-Sangue de São Paulo está fazendo um chamado por doadores de sangue na capital paulista. No momento os estoques de sangue dos tipos O+, O-, A-, B- se encontram em situação crítica.
De acordo com o médico da Fundação Cássio Gianini, há alguns fatores que explicam a dificuldade dos estoques no atual momento, um deles é a questão das férias escolares que geralmente impacta o movimento de doadores aos hospitais. Outro fator é o medo gerado pela pandemia, que também afastou potenciais doadores.
Nesse sentido, ele lembra que a recomendação aos doadores é de realizar agendamento no site prosangue.sp.gov.br antes de ir doar o sangue, dessa forma é mais fácil fazer o controle da quantidade de pessoas dentro do mesmo ambiente.
Com relação à vacinação contra a covid-19, pessoas que tomaram Coronavac podem fazer a doação 48 horas após terem tomado essa vacina. Caso tenham tomado de outra fabricante, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, o prazo é de 7 dias. Caso a pessoa tenha se infectado e tenha tido sintomas de covid, o prazo para doar pode ser de 14 a 30 dias dependendo. E caso a pessoa tenha tido contato com a indivíduos infectados, mas não apresentou sintomas, o prazo é de 7 a 10 dias.
Mais informações podem ser encontradas no prosangue.sp.gov.br.