Brasil pode rebaixar pandemia de covid-19 para endemia
![Wilson Dias/Agência Brasil O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa de cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Doenças Raras, no Palácio do Planalto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil pode rebaixar a pandemia de covid-19 para a situação de endemia. O anúncio foi feito, nessa quinta-feira (3), pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a situação sanitária do país favorece a mudança.
“Aqui no Brasil nós já temos a população com mais de 70% com a segunda dose, mais de 30% com a terceira dose de vacina. Enfrentamos bem a Delta, estamos enfrentando bem a Ômicron. Nós já assistimos a uma queda do número de casos, uma queda do número de óbitos. Nós esperamos que essa redução de casos e óbitos seja sustentável, que a incidência da doença realmente diminua e é nesse contexto que se considera o rebaixamento do caráter de pandemia para endemia.”
Um dos efeitos dessa mudança no status da covid-19 é a flexibilização de medidas sanitárias, como o uso de máscaras. Queiroga destacou que alguns estados e outros países já começaram a suspender esta exigência.
“Os estados já discutem isso, os municípios. Você vê os estado flexibilizando o uso de máscara e outros países: a Dinamarca, o Reino Unido, a França, os Estados Unidos - mesmo diante ainda do número de óbitos elevados, muitos estados americanos estão flexibilizando as medidas sanitárias. Então, vamos trabalhar juntos para poder livrar o Brasil dessa pandemia.”
O rebaixamento da covid-19 de pandemia para endemia ainda não tem data para ocorrer. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a ampliação da vacinação no Brasil e no mundo pode acelerar a mudança.
“Se você não tomou a dose de reforço vá lá tomar a dose de reforço. Quanto mais a população é vacinada com a dose de reforço, mais rápido a gente vai também se livrar desse caráter pandêmico dessa doença. E ajudar os outros países do mundo. O Brasil doou mais de cinco milhões de doses de vacinas. É preciso aumentar o acesso de vacinas em países que não recebem vacinas.”
A Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia de covid-19 no dia 11 de março de 2020. Foi quando todas as regionais da OMS registraram a transmissão comunitária da doença.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 23/08/2023 - O personagem Zé Gotinha participa do lançamento da campanha de multivacinação, pelo ministério da Saúde, no Palácio da Guanabara. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daniel Isaia/Agência Brasil Porto Alegre - Polícia Federal deflagrou Operação Inkjet 2 para desarticular um grupo que fabricava e comercializava cédulas falsas com número de série repetido (Daniel Isaia/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF), 06/01/2025 - Trabalho de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo (Cockpit Voice and Flight Data Recorder – CVFDR) da aeronave Embraer 190, matrícula 4K-AZ65, no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A aeronave esteve envolvida em um acidente ocorrido no dia 25 de dezembro de 2024, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 14/11/2024 - Detalhe de um pano na estátua da justiça na frente do STF. Segundo a Polícia Civil do DF, Francisco foi autor das explosões ocorridas nesta quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)