logo Radioagência Nacional
Saúde

Covid-19: OMS aprova novo tratamento para pacientes de alto risco

Baixar
Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
23/04/2022 - 11:45
Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou um novo tratamento contra a covid-19.. De acordo com a OMS, o comprimido antiviral Paxlovid, da Pfizer, “é, de longe, o mais potente” para tratar pacientes de alto risco. Ainda segundo a entidade, o tratamento reduziu muito o risco de hospitalização.

A OMS levou em consideração dois estudos que envolveram mais de 3 mil pacientes e apontaram que o remédio reduziu em 85% a necessidade de internação. Entre as pessoas consideradas de alto risco, o uso do Paxlovid reduziu as hospitalizações em 8%.

Ainda de acordo com a OMS, o medicamento não substitui a vacinação, mas é uma opção de tratamento de casos mais graves. A instituição afirma que, apesar de promissor, o uso desse remédio ainda é um desafio. É que o Paxlovid precisa ser tomado logo no começo da infecção e isso só vai ocorrer quando os testes rápidos forem mais precisos.

Além disso, o remédio pode causar reações adversas se for tomado junto com outros medicamentos - e isso dificulta o uso. O Paxlovid ainda não foi testado em mulheres grávidas ou lactantes, nem com crianças.

A OMS também já recomendou outros tratamentos para covid-19. Entre eles, o comprimido Molnupiravir, da Merk; a droga injetável da Gilead Science e terapias com anticorpos.

x