Covid-19: OMS aprova novo tratamento para pacientes de alto risco

Publicado em 23/04/2022 - 11:45 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou um novo tratamento contra a covid-19.. De acordo com a OMS, o comprimido antiviral Paxlovid, da Pfizer, “é, de longe, o mais potente” para tratar pacientes de alto risco. Ainda segundo a entidade, o tratamento reduziu muito o risco de hospitalização.

A OMS levou em consideração dois estudos que envolveram mais de 3 mil pacientes e apontaram que o remédio reduziu em 85% a necessidade de internação. Entre as pessoas consideradas de alto risco, o uso do Paxlovid reduziu as hospitalizações em 8%.

Ainda de acordo com a OMS, o medicamento não substitui a vacinação, mas é uma opção de tratamento de casos mais graves. A instituição afirma que, apesar de promissor, o uso desse remédio ainda é um desafio. É que o Paxlovid precisa ser tomado logo no começo da infecção e isso só vai ocorrer quando os testes rápidos forem mais precisos.

Além disso, o remédio pode causar reações adversas se for tomado junto com outros medicamentos - e isso dificulta o uso. O Paxlovid ainda não foi testado em mulheres grávidas ou lactantes, nem com crianças.

A OMS também já recomendou outros tratamentos para covid-19. Entre eles, o comprimido Molnupiravir, da Merk; a droga injetável da Gilead Science e terapias com anticorpos.

Edição: Aline Leal e Bianca Paiva

Últimas notícias
Geral

Cryptolavagem: Gaeco apreende R$ 48 mil em casa de vereador do Rio

Na ponta das investigações pelo crime de lavagem de dinheiro também estão Glaidson Acácio dos Santos,  conhecido como Faraó do Bitcoin, e Carlos Alexandre da Silva

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

No entanto, ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença

Baixar arquivo
Geral

Conselho de Administração da Petrobras tem novo presidente

Gileno Gurjão Barreto,  presidente do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, assume o cargo

Baixar arquivo
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo