A aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer, contra a covid-19, em adolescentes de 12 a 17 anos, está suspensa em todo o estado do Rio de Janeiro por falta do imunizante.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que já solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 600 mil doses da vacina para completar o esquema vacinal desse grupo que recebeu apenas a 1ª dose.
É que para esta faixa etária, a aplicação com a segunda dose deve ser feita com o mesmo imunizante usado na primeira.
O secretário de Saúde do estado, Alexandre Chieppe, disse que outros estados também estão com os estoques esgotados da vacina da Pfizer. Segundo ele, isso compromete o avanço da campanha para quem já tomou a primeira dose e para aqueles que estão completando 12 anos.
No município do Rio, adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose contra a covid-19, também terão que aguardar a chegada do imunizante para completar o esquema vacinal.
A secretaria de Saúde da capital informou, no entanto, que os postos de saúde e clínicas da família estão abastecidos de vacinas da Janssen e da AstraZeneca para a aplicação da dose de reforço em adultos.
O Ministério da Saúde disse, em nota, que não há pendência de vacinas contra a covid-19 para o estado do Rio de Janeiro e que a pasta já entregou ao estado mais de 40 milhões de doses, sendo 16 milhões para o público acima de 12 anos.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro informa que já aplicou 13 milhões e 500 mil doses, o que deixa um saldo estimado de mais de 2 milhões e 500 mil doses para esta faixa etária.
Por fim, o Ministério diz que avalia o pedido por mais imunizante.
* Áudio alterado às 14h31.