Casos de glaucoma aumentaram 26% no primeiro trimestre de 2022

Publicado em 25/05/2022 - 16:03 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de exames para diagnóstico de glaucoma, no SUS, aumentou em 26%, nos três primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021. A doença é a principal causa de cegueira evitável. O levantamento do CBO, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, leva em conta as informações oficiais do Datasus, do Ministério da Saúde.

Para os especialistas do CBO, o aumento de exames de glaucoma, este ano, pode ser explicado pelas demandas represadas durante o período mais crítico da pandemia de covid-19. De acordo com o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cristiano Caixeta, apesar dos mais de 1 milhão de exames registrados no período, este número ainda está muito abaixo do ideal.

O glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo e pode ser adquirida – com excesso de corticoides, por exemplo - ou já vem na carga genética do paciente. O nervo óptico acaba sendo destruído, aos poucos, devido ao aumento da pressão dentro do olho. Mesmo sem cura, a doença pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia.

O publicitário Alexandre Machado, de 22 anos, nasceu com glaucoma no olho direito. A doença foi descoberta quando ele tinha apenas 1 ano, mesmo assim o nervo já vinha sendo danificado. Após a cirurgia, aos 2 anos, a doença parou de evoluir, mas sem reverter os danos que já existiam.

Segundo o oftalmologista Cristiano Caixeta, o ideal é que as pessoas façam consultas oftalmológicas com frequência para que o especialista analise possíveis doenças oculares e encaminhem para os exames adequados.

O CBO estima que o Brasil tem cerca de 1,5 milhão de pessoas com glaucoma. Mas é importante lembrar que esse número se refere aos diagnósticos confirmados após exames. Muitas pessoas têm a doença e não sabem ainda. Em 2020, a estimativa era de 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o mundo.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo