Covid entra na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças

Governos locais, estaduais e federal devem receber notificações em 24h

Publicado em 16/05/2022 - 18:25 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde incluiu a Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16), médicos e outros profissionais de saúde passam a ser obrigados a notificar casos associados ao novo coronavírus. Tanto os que trabalham no sistema privado quanto no público.

A normativa inclui a infecção do Sars-CoV-2 como causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Também entram na lista nacional de notificação compulsória duas possíveis complicações da infecção: a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica associada à covid-19 e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos, também associada à covid-19.

No total, 52 doenças ou agravos devem ser informados ao Ministério da Saúde quando identificados. Dependendo do problema de saúde, a notificação pode ser imediata ou semanal.

As notificações de Covid-19, por exemplo, devem ser comunicadas, em até 24 horas, ao Ministério da Saúde e às secretarias estadual e municipal de saúde.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo