Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios

Publicado em 15/05/2022 - 17:09 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

E para incentivar a atividade física como forma de prevenção a doenças como diabetes, cardiopatia e acidente vascular cerebral, o Ministério da Saúde lançou nesse domingo, no Rio de Janeiro, o programa Incentivo de Atividade Física para a Atenção Primária.

O evento ocorreu na orla do Rio de Janeiro, com uma caminhada do Leme a Copacabana, e orientação à população sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo e prática de exercícios.

O ministro Marcelo Queiroga explicou que o investimento em atividade física tem retorno garantido na prevenção ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.

De acordo com o Ministério da saúde, até o fim do ano serão investidos 100 milhões de reais no programa, que chegará, neste primeiro momento, a 7 mil e quinhentas unidades básicas de saúde de 5 mil municípios. Os recursos serão usados para incentivar a contratação de profissionais de educação física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais.

Os municípios que queiram aderir ao programa podem se credenciar a partir desta segunda-feira nas unidades de Atenção Primária à Saúde, pelo portal e-Gestor.

Edição: Nádia Faggiani / Edição Web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo