Ministério da Saúde monitora casos de hepatite aguda infantil no país

Foram registrados 44 casos da enfermidade, a maioria em São Paulo

Publicado em 14/05/2022 - 16:45 Por Priscila Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde está monitorando os casos de hepatite aguda infantil no Brasil. Para isso, abriu uma sala de situação com técnicos do ministério e também da Opas, que é a organização Pan-Americana da Saúde, pra acompanhar e também definir orientações e prevenção e controle da doença no Brasil.

Até agora, 44 casos foram notificados no país. Desses, três foram descartados e os outros permanecem em monitoramento. São 14 em São Paulo, que lidera a lista, mas aparecem em outros oito estados.

Esses casos foram identificados primeiramente no Reino Unido. É uma doença de causa ainda desconhecida. Ela já aparece em pelo menos outros 20 países. É uma doença que se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.

Os sintomas são dor abdominal, diarréia, vômitos e a icterícia, que é quando a pele e aquela parte branca dos olhos ficam amareladas. Em caso de sintomas a orientação os pais é que procurem atendimento médico imediatamente.

Edição: Rádio Nacional e Aline Leal

Últimas notícias
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo