Pesquisa em MG quer criar colírio contra glaucoma à base de cannabis

Doença é a segunda causa de cegueira no mundo, segundo OMS

Publicado em 14/05/2022 - 07:56 Por Leandro Siqueira - repórter da Rádio Inconfidência, para a Rádio Nacional - Belo Horizonte

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai desenvolver um novo tipo de colírio à base de Cannabis para o tratamento do glaucoma, por meio de uma parceria com o laboratório Ease Labs, especializado no uso da substância em medicina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, atrás apenas da catarata. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 2 milhões de pessoas tenham a doença.

O glaucoma é uma inflamação nos nervos óticos que provoca o aumento da pressão nos olhos, dor intensa e vermelhidão. O tratamento geralmente é feito com colírios que controlam a pressão e reduzem a dor. Em alguns casos mais graves, é indicada uma cirurgia.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do grupo de estudos, Sílva Fialho, o objetivo é criar um medicamento mais eficiente, que reduz os efeitos colaterais dos tratamentos existentes.

“Os tratamentos convencionais exigem administração frequente de colírios, então o paciente normalmente tem que pingar colírio várias vezes ao dia. Muitos deles não são eficazes no controle da pressão intraocular. A proposta com esse medicamento não é apenas melhorar a eficácia do tratamento, melhorar o controle da pressão intraocular, mas também desenvolver uma formulação que seja capaz de manter esse controle da pressão por um período maior, fazendo com que o paciente faça administrações menos frequentes”.

Pelo acordo assinado, o laboratório Ease Labs vai fornecer insumos ativos para a pesquisa, o conhecimento técnico relacionado à Cannabis e os métodos para o desenvolvimento do colírio. Ainda segundo Sílvia Fialho, caberá à Funed viabilizar o uso clínico do medicamento, por meio de testes e avaliações.

“A Funed vai ser responsável pelo preparo das formulações, que seria desenvolver o medicamento desde a fase inicial, incorporar a substância ativa (os derivados da Cannabis) em uma formulação. Esse produto final vai ser caracterizado com relação aos seus parâmetros físico-químicos para ver se tem características adequadas para uso nos estudos subsequentes. Então esse medicamento será testado em modelos pré-clínicos in vitro e in vivo. Primeiro a gente avalia a segurança, se não causa nenhum tipo de toxicidade, e em seguida a gente avalia a eficácia deste medicamento em modelos animais de glaucoma”.

De acordo com a Funed, há cerca de 15 anos o grupo de pesquisadores à frente do projeto vem atuando no desenvolvimento de produtos para o uso em oftalmologia.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo