Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Publicado em 18/05/2022 - 15:38 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". O desenvolvimento desse imunizante é considerado um dos grandes desafios da medicina moderna.

A Aids foi descoberta na década de 1980, mas até hoje não existe uma vacina que consiga vencer a doença. A razão para essa dificuldade é a alta capacidade de mutação do vírus HIV, muito maior que a do coronavírus e a do influenza, por exemplo.

Segundo o biomédico imunologista e professor da Universidade Santo Amaro Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Jefferson Russo diz que estamos no ponto mais avançado para conseguir uma vacina. Segundo ele, há mais de 20 iniciativas atualmente no mundo. Uma delas é a Pesquisa Mosaico, realizada em vários países, entre eles o Brasil. O infectologista do Centro de Referência de Tratamento DST-Aids de São Paulo, Álvaro Furtado, diz que os voluntários já receberam os imunizantes do teste.

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2021, o Brasil tem uma média anual de 36,8 mil novos casos de aids.

*Com produção de Joana Lima

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Educação

Médicos formados no exterior realizam Revalida neste domingo

Esta é a primeira etapa de revalidação do diploma. O candidato deve apresentar um documento de identificação oficial, com foto.

Baixar arquivo
Educação

Fies tem inscrições prorrogadas até a próxima segunda

Nesta etapa, estão sendo oferecidas 67 mil vagas em mais de 1200 instituições de ensino superior em todo país.

Baixar arquivo
Geral

Altas temperaturas deixa Rio de Janeiro em estado de alerta amarelo

O estado registra temperaturas 5°C acima da média. Na capital, os cariocas devem enfrentar sensação térmica superior aos 50°C.

Baixar arquivo
Economia

Mais de 1,6 milhão de contribuintes já entregaram a declaração do IR

Prazo para fazer a Declaração do Imposto de Renda começou ontem (15) e vai até o dia 31 de maio. Previsão da Receita é receber 43 milhões de declarações.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições abertas para Power4Girls, programa da Embaixada dos EUA

Voltado para estudantes do ensino médio, o programa vai capacitar jovens brasileiras em empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação e responsabilidade social.

Baixar arquivo
Geral

MPF denuncia policiais rodoviários pela morte de estudante no Rio

A estudante de enfermagem Anne Caroline Nascimento Silva voltava de um restaurante com o marido quando foi atingida por um dos oito tiros de fuzil disparados contra o carro em que estava, na rodovia Washington Luiz, no Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo