Bombeiros do RJ fazem pesquisa para avaliar saúde mental da corporação

Publicado em 21/06/2022 - 17:01 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou uma pesquisa interna, em busca de informações para a criação de programas que incentivem e estimulem o bem-estar dos integrantes da corporação. O levantamento “Saúde Mental e Qualidade de Vida”, realizado no ano passado e divulgado agora, teve como foco a influência da pandemia na vida familiar. A adesão dos participantes foi voluntária e anônima.

Segundo o estudo, 69,8% dos entrevistados julgaram que a Covid-19 teve impacto negativo. Por outro lado, 30,2% afirmaram que o resultado foi positivo.

A pesquisa apresentou uma questão em que os militares deveriam apontar as queixas e os sintomas que os incomodavam antes e após a situação de emergência em saúde pública. A reclamação que mais aumentou foi o sentimento de medo, com alta de 595% entre os dois períodos, por conta do temor de contaminação pelo coronavírus.

Em seguida, foram citados descontrole alimentar, com crescimento de 337%; a alta no uso frequente de medicamentos, que chegou a 233%, e o aumento no uso de álcool e drogas, em 137%.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em resposta ao quadro traçado pela pesquisa, profissionais de psicologia estarão em breve presente nos quartéis para atividades itinerantes de prevenção em Saúde Mental.

Na avaliação da chefe da Seção de Psicologia em Desastres do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eliane Cristine, o levantamento dos dados revela uma pequena amostra do que representou a pandemia de Covid-19 na vida da população em geral.

*Com supervisão de Vitoria Elisabeth. 

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo