A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recebeu nesta sexta-feira o pedido de registro definitivo da vacina CoronaVac contra a covid-19. O pedido foi enviado pelo Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante aqui no país. A vacina também é produzida pelo laboratório Sinovac, da China.
A Coronavac já está aprovada no Brasil para uso emergencial desde o dia 17 de janeiro de 2021. Ela é utilizada para a imunização de adultos, além de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade.
Para que a vacina seja registrada em definitivo, ela será avaliada de forma distinta por três setores da Anvisa.
A área de Medicamentos vai avaliar a segurança e a eficácia do imunizante. A área de Farmacovigilância vai verificar o monitoramento e os planos de acompanhamento da vacina desde que ela entrou em uso no país. E a área de Inspeção e Fiscalização vai analisar as boas práticas de fabricação da Coronavac.
O prazo de análise da Anvisa para registro definitivo da vacina é de até 60 dias corridos. Em paralelo, a agência também está analisando a liberação do uso emergencial da Coronavac para crianças entre 3 e 5 anos de idade em todo o país.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Uso de redes sociais em telefones smartphone](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi No Ceasa-DF, movimentação de descarga de hortifruti.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Kevin Lamarque/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump holds a signed executive order on cryptocurrencies, in the Oval Office of the White House, in Washington, U.S., January 23, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)