A aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos está suspensa na cidade do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (9). A interrupção, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, ocorre devido ao fato de o Ministério da Saúde não ter enviado a remessa de CoronaVac solicitada desde o mês passado pela prefeitura.
O imunizante é o único autorizado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para uso neste público.
Já a segunda dose para os pequenos, prevista para iniciar em 13 de agosto, está garantida com a vacina reservada especificamente para esse fim.
A Secretaria de Saúde informou que, de 15 de julho a 8 de agosto, foram vacinadas 39.319 crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose da CoronaVac.
Ainda segundo a pasta, quando a imunização dessa faixa etária foi aprovada pela agência federal, o município do Rio tinha doses em estoque, o que permitiu o início imediato da aplicação. E que, agora, apesar das solicitações, não há previsão de quando a nova remessa será enviada pelo Ministério da Saúde.
Por meio de nota, o ministério informou que está em tratativas para aquisição do imunizante, de acordo com a disponibilidade de entrega pelos fornecedores.
Informou, ainda, que já enviou ao estado do Rio de Janeiro mais de 44,9 milhões de doses de vacina para a campanha contra a covid-19. Destas, mais de 10 milhões foram CoronaVac.
O Ministério reiterou a disponibilidade de outras vacinas para o público acima de 5 anos e reforçou a necessidade de estados e municípios cumprirem as orientações pactuadas para garantir a imunização da população brasileira.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 23/12/2023 - Ceia de Natal distribuida pela ONG SP Invisível para pessoas em vulnerabilidade social, durante a Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome, em Belenzinho. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Casa Branca/Divulgação Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Manaus (AM), 29/11/2024 - Encontro das Águas. Confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS/Luisa Gonzalez/Direitos Reservados FILE PHOTO: Colombian President Gustavo Petro speaks to journalists about his government's first 100 days, in Bogota](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)