Uma data para conscientizar sobre a importância da prevenção ao escalpelamento e desenvolver ações preventivas e de recuperação da autoestima da qualidade de vida das pessoas atingidas, principalmente mulheres e meninas. 28 de agosto é o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
As atividades fazem parte das iniciativas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e são promovidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial, responsável ainda por um levantamento que revela que de 1967 a 2022 ocorreram no país mais de 500 acidentes com vítimas de escalpelamentos.
As cidades com mais casos registrados foram Muaná, Breves, Portel Cametá e Belém, todas no estado do Pará.
No âmbito do Projeto Mulheres Escalpeladas, o ministério promoveu a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, no ano passado, para desenvolver estudos visando construir um protótipo para a proteção do eixo do motor das embarcações. A ação é realizada pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos e Universidade Federal do Pará.
Outra parceria foi firmada com o Ministério Público do Trabalho para desenvolver estudos e projetos que resultem em políticas publicas que garantam proteção integral e apoio, em especial, às mulheres vítimas desses acidentes. Ainda em 2021, o Brasil entregou perucas a mulheres vítimas de acidentes de escalpelamento.
O escalpelamento consiste no arrancamento brusco, parcial ou total, do couro cabeludo. Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa graves lesões e pode levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde, as principais sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão.
![Paulo Pinto/Agência Brasil Guararema (SP), 27/01/2024 - Ato em comemoração aos 40 anos do MST na Escola Nacional Florestan Fernades, em Guararema, interior de São Paulo, com a presenca de ministros. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMRO/Divulgação Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo Rio de Janeiro 11/01/2025 Campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, o Botafogo largou com derrota na temporada 2025. Foto Vitor Silva/Botafogo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)