Dia Nacional do Escalpelamento alerta sobre como evitar este acidente

Publicado em 28/08/2022 - 16:20 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma data para conscientizar sobre a importância da prevenção ao escalpelamento e desenvolver ações preventivas e de recuperação da autoestima da qualidade de vida das pessoas atingidas, principalmente mulheres e meninas. 28 de agosto é o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

As atividades fazem parte das iniciativas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e são promovidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial, responsável ainda por um levantamento que revela que de 1967 a 2022 ocorreram no país mais de 500 acidentes com vítimas de escalpelamentos. 

As cidades com mais casos registrados foram Muaná, Breves, Portel Cametá e Belém, todas no estado do Pará.

No âmbito do Projeto Mulheres Escalpeladas, o ministério promoveu a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, no ano passado, para desenvolver estudos visando construir um protótipo para a proteção do eixo do motor das embarcações. A ação é realizada pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos e Universidade Federal do Pará.

Outra parceria foi firmada com o Ministério Público do Trabalho para desenvolver estudos e projetos que resultem em políticas publicas que garantam proteção integral e apoio, em especial, às mulheres vítimas desses acidentes.  Ainda em 2021, o Brasil entregou perucas a mulheres vítimas de acidentes de escalpelamento.

O escalpelamento consiste no arrancamento brusco, parcial ou total, do couro cabeludo. Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa graves lesões e pode levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde, as principais sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo