logo Radioagência Nacional
Saúde

Há um ano, FDA aprovava primeira vacina contra covid nos EUA

Imunizante da Pfizer recebeu autorização definitiva
Baixar
José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio
23/08/2022 - 10:18
Brasília

Em 23 de agosto de 2021, a Food and Drug Administration, conhecida pela sigla FDA, aprovou a primeira vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos. O imunizante da Pfizer recebeu autorização definitiva para aplicação em maiores de 16 anos. A FDA é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país.

A vacina foi liberada para uso emergencial oito meses antes, em dezembro de 2020. Em maio de 2021, a FDA ampliou o uso para a faixa etária de 12 a 15 anos.

De acordo com a agência norte-americana, foram analisados dados de eficácia de aproximadamente 20 mil vacinas e 20 mil pessoas que receberam doses de placebo com 16 anos ou mais que não tinham evidências da infecção pelo vírus covid-19 dentro de uma semana após o recebimento da segunda dose. A segurança foi avaliada em aproximadamente 22 mil pessoas vacinadas e 22 mil pessoas que receberam placebo. Os ensaios clínicos demonstraram que o imunizante era 91% eficaz.

O imunizante da Pfizer é baseado na plataforma de RNA mensageiro. Esse material genético induz a produção das proteínas do vírus SARS-Cov-2. Isso faz com que o corpo reaja e se defenda do vírus. Quanto aos efeitos colaterais mais comuns, os sintomas relatados foram dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares ou articulares, calafrios e febre.

No Brasil, a Anvisa concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer em fevereiro de 2021.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

x