Maior parte do país tem queda nos casos de síndromes respiratórias

Fiocruz alerta para aumento de casos em Belém, Boa Vista e Recife

Publicado em 12/08/2022 - 09:32 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 12/08/2022 - 10:45

A maioria dos estados brasileiros apresenta sinal de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, de acordo com o último boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz. A complicação geralmente é provocada por algum vírus, como o da covid-19, por isso, o aumento ou a diminuição de casos da síndrome são um indicativo da gravidade da pandemia.

O estudo aponta indícios de crescimento apenas na Região Norte do país. Mas na maior parte dos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, a expectativa é de continuidade de queda nos registros e no Nordeste deve ocorrer interrupção do crescimento, com alguns estados já apontando recuo. Os prognósticos foram feitos a partir dos dados coletados entre 31 de julho e 6 de agosto.

Em longo prazo, apenas Roraima ainda apresenta sinal de crescimento e Amazonas, Amapá, Maranhão e Piauí apontam para uma estabilidade. Já o restante das unidades federativas devem ter declínio nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Mas o boletim faz um alerta para três capitais onde os casos podem subir nas próximas seis semanas: Belém, Boa Vista e Recife.

O levantamento da Fiocruz mostra ainda que nas últimas quatro semanas epidemiológicas, mais de 79% dos testes positivos para algum vírus respiratório foram provocados por coronavírus. E, mesmo entre as crianças de 0 a 4 anos, que geralmente desenvolvem mais casos graves por vírus sincicial respiratório, a covid-19 ainda é predominante.

Apenas em 2022 quase 35 mil óbitos pela síndrome foram registrados no país. E, dos 75,2% que tiveram resultado confirmado para algum vírus, mais de 96% foram decorrentes da covid-19. 

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo