Madrugadas amamentando. Dias e noites intermináveis com o bebê no peito; coque no cabelo e pijama. E mesmo cercada de pessoas, a solidão bateu. A vontade de desistir de amamentar passou pela cabeça. É assim que Andreia Cordeiro, mãe da Marina, descreve os primeiros meses da maternidade. Ela conta que ter apoio emocional da família e dos amigos, além do suporte logístico, foi o diferencial para que a amamentação acontecesse de maneira equilibrada.
E justamente pensando na sua experiência pessoal foi que a Andreia decidiu criar um grupo de Whattsapp só de mães. Nesse espaço, as mulheres trocam experiências, dividem suas tristezas e ansiedades e se ajudam, com escutas, sem julgamento.
Hoje, com 80 mães, o Mamadrugada é uma rede de apoio que encoraja as mães a seguirem amamentando e faz com que elas entendam que os primeiros desafios vão passar. Essa troca é, de fato, eficaz.
A pediatra Rossiclei Pinheiro explica que esse contato com outras mães é muito rico e oferece um apoio decisivo.
Além dessa rede de apoio emocional, é preciso se informar para conseguir amamentar. A médica destaca que é necessário se cercar de profissionais capacitados desde a gestação, como doulas, consultoras, pediatras e obstetras que incentivem a amamentação.
E nunca é demais lembrar que: qualquer dificuldade com a amamentação pode ser solucionada com ajuste da pega e organização da rotina. Todo esse apoio pode ser recebido pelas mães nos bancos de leite da sua cidade, de graça.
![nuzeee/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada. Foto: nuzeee/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil chuva em São Paulo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Sumaia Villela/Agência Brasil Penitenciária Estadual de Alcaçuz](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasília (DF), 11/02/2025 - Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do presidente do Senado Davi Alcolumbre e ministros de estado, participam da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo prefeitos, prefeitas, gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Alexandre Meneghini/Proibida reprodução Ilustração de aposta online em celular
19/9/2024 REUTERS/Alexandre Meneghini](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)