Região Norte mantém alta de casos de Sindrome Respiratória Aguda Grave

Publicado em 03/08/2022 - 17:09 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A região Norte do Brasil é a única que mantém alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, segundo o boletim Infogripe divulgado nesta quarta-feira pela Fiocruz. Nas outras regiões do país, só Mato Grosso, Maranhão e Piauí têm sinal de crescimento dos casos. Os dados se referem à semana epidemiológica do período de 24 a 30 de julho.

Em termos nacionais, o sinal é de queda nas análises de longo prazo, que são as últimas seis semanas, e de curto prazo, que são as últimas três semanas.

Oito das 27 unidades federativas têm sinal de crescimento no longo prazo: Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Os demais estados e o Distrito Federal mostram estabilidade ou queda.

As capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI) apresentam aumento de registros.

Segundo o estudo da Fiocruz, foram confirmados neste ano mais de 104 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por vírus e em quase 80% das vezes era o SARS-CoV-2, da covid-19.

Dos quase 34 mil óbitos pela Síndrome Respiratória em 2022, 25.622 deram positivo para algum vírus respiratório. Mais de 94% dos casos era de covid-19.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Ratzenberger morre no circuito de Ímola

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 ficou marcado por tragédias. No dia 30 de abril daquele ano, o piloto Roland Ratzenberger teve a carreira interrompida aos 33 anos. 

Baixar arquivo
Geral

AGU cria força-tarefa para garantir segurança jurídica do CNU

Serão mobilizados 121 membros da AGU  para atuar em todas as ações judiciais que possam prejudicar a realização do concurso

Baixar arquivo
Geral

PF resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão no Amazonas

Os trabalhadores foram resgatados em um garimpo ilegal na cidade de Maués, a 270 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas.

Baixar arquivo
Economia

Receita paga lote residual de restituição do IR nesta terça

Mais de 353 mil contribuintes vão receber o pagamento do lote residual de restituição do imposto de renda de abril de 2024.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024

São quase  2,5 milhões de registros a mais do que todo o ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina hoje

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação categorias C,D e E. E também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

Baixar arquivo