Dia Mundial da Conscientização do Linfoma lembra combate à doença

Publicado em 15/09/2022 - 20:10 Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O  dia 15 de setembro é o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas. A cada ano, mais de 735 mil  pessoas são diagnosticadas com linfoma, em todo o mundo. 

Linfoma é, na verdade, um nome genérico para diferentes tipos de cânceres que atacam o sistema linfático. Composto por órgãos, vasos, tecidos e lifonodos, o sistema linfático ajuda nosso corpo a combater infecções.

Ainda não se sabe o motivo para o surgimento de alguns tipos de linfoma, mas geralmente a doença não é hereditária. O desenvolvimento da doença também pode estar associado a presença de bactérias ou vírus, como o HIV.

Como todo tipo de câncer, quanto antes for descoberto e tratado, melhor e, observar os sintomas é fundamental. O hematologista Breno Gusmão explica quais são os sinais.

Breno integra o comitê médico da Abrale, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Foi lá que Viviani Olegário, de 38 anos, contou a dificuldade para descobrir o que tinha. Nas primeiras consultas, os médicos achavam que era tuberculose.

Ela só soube que tinha um linfoma 10 meses depois de muitas idas e vindas e de pedir a ajuda de um padre que a encaminhou para um hospital particular em São Paulo. 

Depois de 8 sessões de quimioterapia, ela conseguiu eliminar o câncer e, apesar de não ter tido a alta completa, ela já esta bem perto da cura.

Este ano, o tema do dia Mundial foi “Um Mundo de Agradecimentos”. A ideia é mostrar gratidão a todas as pessoas que ajudam quem vive com linfoma.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo