logo Radioagência Nacional
Saúde

Perda de dentes em mulheres negras é 19% maior que em homens brancos

Baixar
Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional
29/11/2022 - 14:57
São Paulo

Pesquisa da Unicamp revela que a perda de dentes em mulheres negras é 19% maior que em homens brancos. E comparando mulheres negras e brancas, as negras tem 26% mais perdas dentárias. Os dados são da tese de doutorado de Livia Helena Terra, que colheu os dados entre mais de três mil habitantes de Campinas, no interior de São Paulo.

A pesquisadora Livia Terra destacou que fatores socioeconômicos explicam essa diferença na saúde bucal entre negros e brancos - e isso começa tanto na falta de medidas de prevenção de saúde bucal, como na hora da escolha de tratamento adequado que evite extração de dentes.

Ainda de acordo com a pesquisadora, os tratamentos que evitam extração de dentes são geralmente mais caros, e não são cobertos pelo SUS. Por isso, ela defende como medida para reverter esse quadro de desigualdade o fortalecimento do SUS.

A pesquisa de Livia Helena Terra foi financiada pela Fapesp e recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Teses, além de Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos da Unicamp e do Instituto Vladimir Herzog.

x