Pacientes internados com covid-19 podem ter sintomas persistentes

Publicado em 07/12/2022 - 19:07 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A perda muscular de pessoas que foram internadas por covid-19 pode estar associada a sintomas persistentes da doença.

Dificuldade para respirar, tosse que não cede, dores de cabeça, insônia e ansiedade são sintomas da chamada covid longa, e um estudo da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo mostrou que esses problemas são mais frequentes em pacientes que foram internados por covid-19 e tiveram perda muscular.

Quanto maior a perda, maiores as chances da pessoa desenvolver a covid longa.

A pesquisa acompanhou 80 pacientes. Casos graves ou moderados que ficaram internados no Hospital das Clínicas, em São Paulo, no ano de 2020, no período em que ainda não havia vacinas para todos. Os participantes foram acompanhados durante e após o período de hospitalização.

A perda de massa muscular costuma ser comum durante períodos prolongados de internação. Mas o estudo constatou que em pacientes por covid essa perda é mais acentuada a ponto de, em alguns casos, comprometer a mobilidade da pessoa.

Os pesquisadores mediram a força e a massa muscular dos pacientes em quatro momentos: assim que entraram no hospital, quando tiveram alta, dois meses e seis meses depois da alta.

Os pacientes que tiveram maior perda de massa muscular tiveram também maior prevalência de fadiga e de dor muscular. Seis meses depois da alta, o que perderam mais massa muscular enfrentavam dificuldade para recuperar a musculatura.

O estudo foi publicado no JAMA, o Journal of the American Medical Directors Association, uma das mais respeitadas publicações científicas na área de saúde.

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo