A cidade do Rio de Janeiro completa nessa quarta-feira (18) dois anos do início da vacinação contra a covid-19 com quase 100% da população adulta com pelo menos duas doses da vacina.
Entre os números que expressam os avanços desses dois anos estão mais de 18 milhões de doses aplicadas; redução da letalidade da doença de 8,7% em 2020 para 0,4% em 2022; e de mais de 18 mil óbitos em 2020 para menos de três mil óbitos em 2022.
Outro dado do estudo divulgado pela Secretaria municipal de Saúde é que, apesar dos novos picos da doença ocorridos no ano passado, os casos graves e os óbitos foram menos frequentes porque a maioria da população foi vacinada. Dona Teresinha da Conceição foi a primeira idosa a participar da vacinação na cidade, que aconteceu aos pés do Monumento ao Cristo Redentor. E ela tem um apelo a quem ainda não tomou ou ainda não completou o esquema vacinal.
A primeira profissional de saúde vacinada na capital fluminense, Dulcineia Lopes, ressalta a diferença que a vacina fez na vida dela.
A secretaria municipal reforça que o trabalho continua e que algumas das metas são avançar com a vacinação das crianças e com o reforço dos adolescentes e adultos. Cerca de um milhão de pessoas ainda não tomaram todas as doses. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reconhece os baixos índices da doença na cidade, mas enfatiza que a proteção da vacina acaba e que repetir a aplicação é importante.
No maior pico da doença, em 2021, o Rio chegou a ter mais 1.300 pessoas internadas. No maior pico do ano passado, houve no máximo cerca de 900 internações. E neste janeiro de 2023 há menos de 20 internados por covid-19 nas unidades federais, estaduais e municipais de saúde da cidade.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.