Dia Mundial das Doenças Raras: teste do pezinho ajuda no diagnóstico

Publicado em 28/02/2023 - 08:01 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A identificação precoce de uma doença rara pode mudar o curso de vida de um indivíduo. 

É por isso que o teste do pezinho, exame feito a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê nos primeiros dias de vida, é tão importante para o diagnóstico, entre outros, das também chamadas condições raras.

Essas observações são da médica endocrinologista pediátrica e professora de pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cristiane Kopacek.

Neste dia mundial de conscientização sobre doenças raras, Cristiane Kopacek explica que esses tipos de enfermidades, assim entendidas por afetar um número pequeno de pessoas, podem ter origens genéticas, metabólicas, endocrinológicas ou neurológicas.

A especialista reforça que a identificação precoce de uma condição rara pode ser simplificada pela estratégia da triagem neonatal.  

Foi o que aconteceu com Hugo Henrique Matos, nascido em dezembro do ano passado em Brasília. Poucos dias depois do parto, a mãe de Hugo, Zulene Matos, de 24 anos, foi procurada por uma profissional de saúde do hospital público onde a criança nasceu. O motivo foi uma uma alteração apontada no teste do pezinho e que Hugo teria uma consulta com especialista dentre alguns dias.

No entanto, Hugo passou mal e precisou de atendimento imediato. O diagnóstico no pronto-socorro foi de covid-19 e o bebê foi entubado. Foram as condições apresentadas durante a internação e o teste do pezinho que levaram a médica do Hospital de Base de Brasília a identificar que Hugo tinha leucinose, uma doença rara metabólica, mais conhecida como doença da urina do xarope bordô.

Zulene detalha os momentos de aflição até o diagnóstico dessa enfermidade rara, que apresenta sintomas como prostração e dificuldade de sucção.

Transferido para o Hospital Materno Infantil de Brasília, Hugo Matos começou o tratamento com uma fórmula de alto custo específica para crianças que, como ele, apresentam falha no metabolismo causada por deficiência de uma enzima. Com pouco mais de dois meses de vida, a expectativa da família é que Hugo cresça forte e tenha o tratamento garantido pelo SUS. 

O Ministério da Saúde já regulamentou a lei que ampliou de seis para 50 o número de doenças identificadas a partir do teste do pezinho, que devem ser implementadas de forma escalonada e por etapas tratadas pelo SUS.

Nós entramos em contato com o Ministério para mais detalhes sobre a implantação dessa medida, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo