UFRJ estuda teste para identificar o perigoso vírus de Marburg

Publicado em 28/02/2023 - 15:10 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão desenvolvendo um teste RT-PCR para diagnosticar o vírus de Marburg, um dos mais letais do mundo, com mortalidade acima dos 88%. Um surto na Guiné Equatorial foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde há algumas semanas e nove pessoas morreram. Antes, em 2004, o Marburg matou 90% dos mais de 250 infectados em Angola.

A transmissão ocorre, principalmente, em áreas rurais ou de floresta, por meio do contato com as secreções de morcegos frutíferos ou com humanos contaminados. Apesar disso, a situação preocupa as autoridades sanitárias, como explica o chefe do Laboratório de Virologia da UFRJ, Amilcar Tanuri.

O RT-PCR emite resultado imediato, o que possibilitaria o isolamento do paciente infectado para controle da disseminação. O avanço do Marburg é mais lento que o do ebola, doença também transmitida por morcegos que se alimentam de frutos, pela menor adaptação aos centros urbanos. Mas o período de incubação do vírus varia de dois a 21 dias e, por isso, é possível que novos casos apareçam.

A infecção por Marburg pode causar febre, dores de cabeça e musculares, vômito com sangue e diarreia, sintomas muito parecidos com os de doenças hemorrágicas como dengue e zika, o que reforça a necessidade de testes para diagnóstico preciso. Ainda não há vacina para a doença de Marburg, mas é possível tratar os seus sintomas.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Senado adia votação da taxação das compras internacionais até US$ 50

O relator do projeto de lei no Senado apresentou modificações e os senadores pediram mais tempo para avaliar o novo texto. 

Baixar arquivo
Economia

Governo envia segundo projeto para regulamentar a reforma tributária

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (4), o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária do consumo. O texto trata, entre outros assuntos, do Comitê Gestor do IBS, o Imposto sobre Bens e Serviços.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco aponta redução do oxigênio e aumento da acidez dos oceanos

Informações científicas sobre o estado atual dos oceanos, envolvendo aspectos físicos, químicos, ecológicos e socioeconômicos, são o tema de um novo relatório divulgado pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

Baixar arquivo
Geral

ANS autoriza reajuste dos planos de saúde de até 6,91%

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, o reajuste de 6,91% é um teto, o que significa que as operadoras podem aplicar valores menores, mas nunca ultrapassar esse percentual.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro recebe primeira edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Cinema de graça e com temática socioambiental. Essa é a proposta da primeira edição carioca da Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói a partir desta quarta-feira (5).

Baixar arquivo
Cultura

Caruaru: compositores vão receber por música tocada em festas juninas

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, em Pernambuco,  assinou contrato com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para que os compositores que tenham suas músicas  tocadas durante a Festa de São João da cidade, promovida pela Prefeitura, recebam o pagame

Baixar arquivo